Guiados pelo Espírito Santo



Antes de começar a desenvolver este pequeno texto, fiquei refletindo o que era o Espírito Santo e qual sua importância na nossa vida e cheguei a uma rápida conclusão que ele é o nosso tudo! Sem ele nós não somos nada. Ele é o amor incondicional do Deus que criou o homem e o fez a sua imagem e semelhança.           

Movidos pelo Espírito Santo somos direcionados a semear o bem entre o nosso meio e além disso, recebemos a graça de diversos dons espirituais. Certas vezes vem aquela pergunta na nossa consciência, "como saber que fui concebido por algum dom ?", a resposta é simples, basta você olhar e analisar a sua vida intima com Deus, pois o Espírito Santo também é Deus! Ele é movimento de amor entre o Pai e o Filho, a terceira pessoa da Santíssima Trindade! O próprio Deus concede o seu Espírito a toda humanidade, para que exista os sinais da caridade, paciência, perdão, paz, amor, aconselhamento e união entres os homens, ao próprio Deus e a sua Igreja. Sim! O próprio Deus concede o seu Espírito para que o homem se volte ao Criador, dessa forma, esses são sinais básicos e primordiais na nossa vida. Segundo a Sagrada Escritura e a teologia católica, os dons principais do Espírito Santo são: Sabedoria, Temor de Deus, Conselho, Entendimento, Piedade, Fortaleza e Ciência. Esses dons são manifestações vitais de uma frutuosa relação com Deus, no qual autorizamos ser tocado profundamente  por ele e assumo como centro da minha vida através dos meus atos concretos. 

Devemos suplicar a Deus esse dons nas nossas vidas, pois colaboram para nossa santificação. Inicialmente deve-se dizer sim a ele e entrarmos no processo da conversão diária, ou seja, é necessário rogar o seu perdão e reconhecer que somos pequenos. É necessário conversar com ele todos os dias, apresentando nossas vidas por inteiro e suplicando fervorosamente os dons do seu Espírito, conforme está escrito no Evangelho de São Mateus 7, 7-8, o próprio Cristo diz que graça será concebida! O Espírito Santo age transformando nossas vidas assim como ele transformou a vida de inúmeros santos e encorajou os apóstolos de Jesus a edificar cada vez mais a sua Igreja.

Guiados pelo Espírito Santo somos convidados a participar do reino de Deus e além dessa oportunidade esplêndida, o nosso amanhecer e o ambiente em que convivemos todos os dias se torna mais lindo e agradável, pois é diante desse Espírito Santo de Deus que são gerados os dons que transformam o mundo mais singelo e melhor. 

''Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,mansidão e domínio próprio.''
Gálatas 5,22-23



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shalom do Pai

Deus da Esperança